• SELECIONE HOTEL

Blog Post

Serra da Canastra: um paraíso em Minas Gerais

January 6, 2023

Serra da Canastra: um paraíso em Minas Gerais

A Serra da Canastra é um local cheio de opções de passeios, fazendo com que a região seja muito procurada pelos turistas. Por isso, se planejar para visitá-la, é essencial: criar um roteiro de passeio e fazer a reserva antecipada do hotel é fundamental.

E, para que você possa se organizar e não perder nenhum programa, trazemos aqui mais informações sobre o porque escolher a Serra da Canastra como destino, o que fazer, quando e por quantos dias visitá-la, além de uma opção de hospedagem pertinho das principais atrações. 

 

Sobre o parque e porque visitá-lo.


O Parque Nacional da Serra da Canastra, um dos mais importantes do país, está localizado no sudoeste de Minas Gerais, faz parte de seis cidades: São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis e Capitólio, e têm mais ou menos 93 mil hectares regularizados.


Todo esse espaço, marcado por um relevo acidentado, possui vegetação rasteira, que confere ao parque uma paisagem exuberante única. Ele foi criado para proteção das nascentes do Rio São Francisco e abriga um berçário de rios entre as bacias hidrográficas do rio Paraná e do São Francisco, e é uma ótima opção de turismo em Minas Gerais.

É o destino perfeito para quem ama a natureza. Nele, é possível encontrar várias cachoeiras com mais de 100 metros de altura, em especial, a Cachoeira Casca d’Anta, a primeira queda do São Francisco; vistas panorâmicas belíssimas e até observar alguns animais silvestres.


A região também se destaca pela produção do queijo canastra, que é considerado patrimônio cultural imaterial. Há várias fazendas produtoras abertas para visitação, o que é uma ótima opção para quem não resiste às delicias mineiras. 

 

O que fazer na Serra da Canastra:


Há muitas atrações, dentro e fora do parque: as cachoeiras e os cânions do rio São Francisco são de uma beleza sem igual.

O parque é dividido em 3 regiões, lado sul, leste e norte, e conta com 4 portarias em diferentes cidades (duas em São Roque de Minas, uma em Sacramento e outra em Vargem Bonita). O acesso é bem sinalizado e se hospedar próximo à elas, é uma excelente estratégia para aproveitar todas as atrações.


Partindo da portaria 1 é possível visitar a nascente do rio São Francisco, o Curral de Pedras, as cachoeiras do Fundão e dos Rolinhos e a parte alta da Casca d’Anta, onde estão piscinas naturais com água cristalina, perfeitas para um mergulho.

A partir da portaria 4, conseguimos visitar a parte baixa da  Casca d’Anta e fazer uma trilha para a parte alta. Essa trilha é difícil e uma opção ótima para quem ama aventuras e dura aproximadamente 2 horas. E, entrando pela portaria 2, chega-se até a cachoeira do Fundão. Hospedando-se no Class Rio Grande - Portal da Canastra, você terá muito conforto e facilidades e estará a apenas 15 minutos da principal atração da Serra da Canastra e região.


Fora do parque, encontramos outras atrações tão belas quanto as pertencentes ao parque. As piscinas naturais do Tio Zezico, o Morro do Carvão, as cachoeiras da Chinela, da Lavrinha e do Cerradão, e o Complexo do Capão Fôrro são algumas das opções de visitas. 


Além de observar e aproveitar a natureza do local, não deixe de experimentar a culinária única da região, a verdadeira comida mineira, feita no fogão a lenha.

 

Quando Visitar e Quantos dias ficar na Serra da Canastra:


A melhor época para visitar a região é entre abril e outubro, período com poucas chuvas. Caso você vá em meses de maior probabilidade de chuva, lembre-se de que é comum que haja trombas d'água, e evite entrar nas cachoeiras, para que não ocorra acidentes.


Se você pretende conhecer todo o parque, é necessário ficar por 5 a 7 dias, mas, caso seu tempo seja de apenas um final de semana, já é possível conhecer as principais atrações. 

 

Onde se hospedar


Para que sua visita seja completa, o Class Hotel de Passos Rio Grande - Portal da Canastra é uma excelente opção. A unidade está próxima a todas as principais atrações da Serra da Canastra e de outras opções de turismo da região, como o Lago de Furnas e o Vale dos Cânions. 



Além disso, você garante uma estadia inesquecível e repleta de conforto e classe, com muitas facilidades como ar condicionado, TV a cabo, Wi-fi, piscina climatizada e o restaurante Pimenta Verde, que é uma verdadeira experiência gastronômica.

 

Agora que você já sabe mais sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra, sabe quando visitá-lo e quais atrações conhecer, já consegue planejar as próximas férias, com muita natureza e uma beleza sem igual.

6 de janeiro de 2023
Class Hotel: tradição em conforto e classe
14 de novembro de 2022
Turismo em Piracicaba
18 de outubro de 2022
Varginha é uma tradicional cidade do Sul de Minas, com um clima agradável, culinária tradicional da região, belas paisagens naturais e muita história. Fundada há 140 anos e com cerca de 140.000 habitantes, a cidade está localizada a pouco mais de 300km de São Paulo e 320km da capital Belo Horizonte. Varginha é uma das maiores cidades do Sul de Minas e recebe turistas de diversas partes do país durante todo o ano, já que possui destinos incríveis e está localizada próxima ao lago de Furnas, que tem paisagens maravilhosas. A cidade ganhou notoriedade nacional no ano de 1996, após o caso que ficou conhecido como “o E.T. de Varginha” aparecer na mídia nacional. Isso acabou trazendo muitos turistas até a cidade, que voltam até hoje para visitar pontos como a Nave do ET, onde você pode tirar uma foto com o disco voador. Além disso, muitos estabelecimentos da cidade se aproveitam da temática para se tornarem ainda mais atraentes para turistas. Mas Varginha é muito mais do que este caso. A cidade é rodeada de belezas naturais incríveis, como o Morro do Chapéu ou o Parque Municipal Novo Horizonte, onde você pode estar em contato direto com a natureza enquanto relaxa, se diverte com as crianças, pratica atividades físicas e curte seu passeio. A cidade conta também com magníficos prédios históricos, como o Theatro Capitólio e o museu municipal, que ajudam a contar uma importante história de uma das regiões mais importantes do Brasil no período colonial. Junte tudo isso a uma visita ao shopping da cidade e você tem a combinação perfeita entre turismo ecológico, história e modernidade! Varginha é uma tradicional cidade do Sul de Minas. Você sabe o que isso significa, não é? Um povo muito hospitaleiro e uma culinária simplesmente incrível. Uma passada pelos restaurantes da cidade é sempre uma boa pedida.  E na sua próxima visita, não se esqueça: o Class Hotel está sempre com as portas abertas para receber você e sua família!
13 de outubro de 2022
Passos é uma tradicional cidade do Sul de Minas. Com cerca de 115.000 habitantes e mais de 160 anos de história, Passos se localiza a cerca de 380km da capital Belo Horizonte, no sul do estado. Dona de um clima ameno e agradável, a cidade é terra natal dos atores Selton Melo e Danton Melo e é um importante centro econômico e comercial em sua microrregião. Entre tantas qualidades, A cidade de passos se destaca também pelo turismo religioso, contando com importantes igrejas e capelas que fazem parte da história de nosso país e seu desenvolvimento. Tendo sido fundada pelo Padre José de Freitas e Silva, a cidade começou em torno de uma pequena capela de Santo Antônio. Mas não é dela que falaremos hoje. Localizada no tradicional bairro da Penha, a capela de Nossa Senhora da Penha é não apenas um ponto turístico e marco histórico da cidade, mas um centro comunitário de um povo conhecido por sua hospitalidade e tradição, marcado pela alegria de suas festas e muita atividade cultural que perdura por décadas. A capela foi construída no ano de 1864, em um peculiar formato octogonal e é um dos maiores símbolos da cultura e religiosidade da região. Sendo desde sua construção um centro comunitário onde aconteciam interações sociais e festejos que logo começaram a chamar a atenção de moradores de várias cidades próximas, que também passaram a frequentar a capela e os eventos que ali aconteciam. Até os dias de hoje, todo dia 8 de setembro acontece o jubileu, que atrai milhares de pessoas de toda a região para expressar sua fé e participar dos eventos na capela, fomentando o turismo religioso que é tão forte na região. Também é tradicional o encontro regional das companhias de reis, que acontece no mês de julho e traz companhias de toda a região para se apresentar, trocar experiências e festejar neste centro tão importante. Desta forma, com o passar das décadas, a capela centenária continua cumprindo seus dois propósitos: de ser um local de fé e religião, mas também de ser um local de interação de pessoas de toda a região.  Quando estiver nos arredores de passos, não deixe de conhecer este local que tem uma história tão linda e, se possível, participe de um dos eventos que acontecem ali. E não se esqueça: o Class Hotel está sempre pronto para oferecer toda a classe e conforto que você espera de uma grande rede de hotéis!
13 de outubro de 2022
Um clima agradável com culinária tradicional do interior de Minas Gerais, muita hospitalidade, ecoturismo, fazendas históricas, maravilhosas paisagens que vão de morros que mais parecem um mar de ondas verdes até belas cachoeiras escondidas pelas matas. Parece um belo destino para uma viagem com a família ou amigos? Esta é Guaxupé, uma das mais belas cidades do Sul de Minas. Com aproximadamente 50.000 habitantes, Guaxupé está localizada no sul do estado de Minas Gerais, a cerca de 290km da cidade de São Paulo e 320km da capital Belo Horizonte. Estando em um trecho movimentado que liga o Estado de São Paulo ao Sul de Minas, a cidade é de fácil acesso e um dos centros econômicos de sua microrregião. Com 110 anos de história, Guaxupé é uma cidade de grande importância para o agronegócio da região, sendo também uma grande produtora de leite e café. A cidade é a casa da maior cooperativa de café do mundo e exporta milhares de toneladas do grão para todos os cantos do mundo, além de produzir cafés gourmet da mais alta qualidade e de renome internacional. Além disso, o comércio guaxupeano atrai moradores de várias cidades vizinhas, por ser a principal cidade de sua microrregião que envolve outras cidades vizinhas, inclusive do estado de São Paulo, com o qual faz divisa. Guaxupé também é um excelente destino turístico, seja em uma viagem com a família ou para curtir com os amigos e conta com muitas opções para turistas que buscam tranquilidade, boa culinária e paisagens maravilhosas. Sendo parte do Caminho da Fé, a cidade é também palco de turismo religioso, contando com uma bela e histórica catedral que atrai os olhares e as lentes fotográficas de todos que passam por ali, chamando muita atenção com sua imponente arquitetura. A beatificação de Dom Inácio, que era natural da cidade, também atrai muitos fiéis que buscam este tipo de turismo. O turismo rural também é outra opção muito procurada na cidade, que conta com fazendas históricas que rendem belos passeios para conhecer o passado e o presente da produção de café e leite, que são tão importantes não apenas para esta região, mas para todo o Brasil.  A cidade também conta com eventos especiais que atraem turistas de diversas partes do país. A Expoagro é considerada uma das maiores festas de rodeio do mundo e traz grandes artistas, todos os anos, para duas semanas neste evento que já é tradicional e atrai multidões em todas as suas edições. Outros eventos como a feira do livro que acontece anualmente e traz expositores de diversas cidades, o Natal de Luz que acontece nas ruas da cidade com muita festa e a tradicional comemoração de aniversário da cidade que traz shows e muitas atrações são outros eventos já conhecidos por todos da região. O turismo de negócios também é muito comum em Guaxupé, já que a cidade é um centro econômico da região e uma importante produtora de café, leite e muitos outros bens em escala internacional. E você, o que mais te atrai em Guaxupé? Quando vier conhecer nossa cidade, não se esqueça: o Class Hotel está sempre pronto para oferecer toda a classe e conforto que você espera de uma grande rede de hotéis!
22 de agosto de 2022
Vai se casar? O Class te dá dicas para planejar tudo!
22 de agosto de 2022
Dicas para organizar um casamento inesquecível
3 de agosto de 2022
Como escolher o destino ideal para minha viagem?
29 de julho de 2022
Turismo no Sul de Minas
Por Killer Marketing 19 de julho de 2022
Quando falamos em viajar logo pensamos em férias, longos períodos fora de casa, planejamento que dura meses, muito dinheiro investido e destinos longínquos. Só falar de tudo isso realmente deve dar até aquele friozinho gostoso na barriga de quem é louco por uma viagem. Mas quem disse que viajar tem que ser apenas nas férias? Um feriado prolongado ou mesmo um final de semana qualquer podem ser oportunidades para uma viagem mais curta, mas igualmente divertida e interessante! Esse tipo de viagem vai ter, claro, uma dinâmica muito diferente de passar as férias em algum lugar e requer um planejamento diferente. Por isso, separamos algumas dicas para você tirar o máximo de proveito em um tempo curto! 1. Defina o objetivo da viagem Essa pode parecer uma dica óbvia, mas em viagens curtas é realmente muito importante definir um objetivo e não tentar fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo. Então pense bem: o que você pretende com essa viagem: conhecer pontos turísticos? Se conectar com a natureza? Acampar? Visitar familiares? Se aventurar? Desfrutar de experiências culinárias? Descansar? É claro que você pode fazer mais de uma coisa diferente, mas ter em mente o propósito principal da viagem vai te ajudar a planejar tudo com uma prioridade, de forma que você não sinta depois que não aproveitou todo seu tempo como poderia. 2. A mala é o de menos, se preocupe com os momentos Em uma viagem mais longa, é sempre recomendável fazer um estrito planejamento sobre sua mala e levar uma grande variedade de coisas que podem acabar sendo úteis, evitando muitos problemas. Mas para uma viagem de um fim de semana esse cenário é muito mais simples. Lembre-se de levar o essencial, como documentos, cartões, carregador de celular e alguns objetos de uso diário, mas não precisa quebrar tanto a cabeça. Menos dias também significam menos roupas e nesse tipo de viagem muitas vezes uma mochila é mais do que suficiente para levar tudo o que você precisa. Além disso, uma mala maior pode acabar te dando trabalho durante a viagem e consumindo parte de seu precioso tempo. 3. Planeje muito bem seu roteiro Um roteiro bem planejado e definido é importante para qualquer viagem, mas mais ainda quando você tem um tempo apertado. Saiba exatamente aonde vai e em qual ordem. Estude a localização de cada lugar que deseja visitar e planeje a logística de deslocamento de forma a facilitar sua vida e economizar tempo. Além disso, saber a distância entre cada ponto e o hotel é extremamente importante para calcular seu tempo de deslocamento. Em uma viagem de poucos dias, cada hora é extremamente preciosa! 4. Escolha bem a sua estadia Este item é extremamente importante para qualquer viagem e vai depender muito do item 1 desta lista. Quando você define o propósito de sua viagem, ele vai influenciar diretamente na estadia que vai escolher. Por exemplo, se seu objetivo é se aventurar, andar muito e voltar para o hotel apenas para descansar, um hostel pode ser suficiente, além de uma alternativa barata. Agora se você planeja uma viagem para descansar e curtir, um hotel mais luxuoso com certeza é uma opção melhor e que vai te proporcionar uma experiência diferente. Além disso, como o tempo é curto, um hotel que tenha um bom restaurante e bar pode acabar sendo uma ótima opção, que te poupa de precisar sair para passar uma noite gostosa depois de ter passeado o dia todo!
Show More
Share by: