A Serra da Canastra é um local cheio de opções de passeios, fazendo com que a região seja muito procurada pelos turistas. Por isso, se planejar para visitá-la, é essencial: criar um roteiro de passeio e fazer a reserva antecipada do hotel é fundamental.
E, para que você possa se organizar e não perder nenhum programa, trazemos aqui mais informações sobre o porque escolher a Serra da Canastra como destino, o que fazer, quando e por quantos dias visitá-la, além de uma opção de hospedagem pertinho das principais atrações.
Sobre o parque e porque visitá-lo.
O Parque Nacional da Serra da Canastra, um dos mais importantes do país, está localizado no sudoeste de Minas Gerais, faz parte de seis cidades: São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis e Capitólio, e têm mais ou menos 93 mil hectares regularizados.
Todo esse espaço, marcado por um relevo acidentado, possui vegetação rasteira, que confere ao parque uma paisagem exuberante única. Ele foi criado para proteção das nascentes do Rio São Francisco e abriga um berçário de rios entre as bacias hidrográficas do rio Paraná e do São Francisco, e é uma ótima opção de turismo em Minas Gerais.
É o destino perfeito para quem ama a natureza. Nele, é possível encontrar várias cachoeiras com mais de 100 metros de altura, em especial, a Cachoeira Casca d’Anta, a primeira queda do São Francisco; vistas panorâmicas belíssimas e até observar alguns animais silvestres.
A região também se destaca pela produção do queijo canastra, que é considerado patrimônio cultural imaterial. Há várias fazendas produtoras abertas para visitação, o que é uma ótima opção para quem não resiste às delicias mineiras.
O que fazer na Serra da Canastra:
Há muitas atrações, dentro e fora do parque: as cachoeiras e os cânions do rio São Francisco são de uma beleza sem igual.
O parque é dividido em 3 regiões, lado sul, leste e norte, e conta com 4 portarias em diferentes cidades (duas em São Roque de Minas, uma em Sacramento e outra em Vargem Bonita). O acesso é bem sinalizado e se hospedar próximo à elas, é uma excelente estratégia para aproveitar todas as atrações.
Partindo da portaria 1 é possível visitar a nascente do rio São Francisco, o Curral de Pedras, as cachoeiras do Fundão e dos Rolinhos e a parte alta da Casca d’Anta, onde estão piscinas naturais com água cristalina, perfeitas para um mergulho.
A partir da portaria 4, conseguimos visitar a parte baixa da Casca d’Anta e fazer uma trilha para a parte alta. Essa trilha é difícil e uma opção ótima para quem ama aventuras e dura aproximadamente 2 horas. E, entrando pela portaria 2, chega-se até a cachoeira do Fundão. Hospedando-se no Class Rio Grande - Portal da Canastra, você terá muito conforto e facilidades e estará a apenas 15 minutos da principal atração da Serra da Canastra e região.
Fora do parque, encontramos outras atrações tão belas quanto as pertencentes ao parque. As piscinas naturais do Tio Zezico, o Morro do Carvão, as cachoeiras da Chinela, da Lavrinha e do Cerradão, e o Complexo do Capão Fôrro são algumas das opções de visitas.
Além de observar e aproveitar a natureza do local, não deixe de experimentar a culinária única da região, a verdadeira comida mineira, feita no fogão a lenha.
Quando Visitar e Quantos dias ficar na Serra da Canastra:
A melhor época para visitar a região é entre abril e outubro, período com poucas chuvas. Caso você vá em meses de maior probabilidade de chuva, lembre-se de que é comum que haja trombas d'água, e evite entrar nas cachoeiras, para que não ocorra acidentes.
Se você pretende conhecer todo o parque, é necessário ficar por 5 a 7 dias, mas, caso seu tempo seja de apenas um final de semana, já é possível conhecer as principais atrações.
Onde se hospedar
Para que sua visita seja completa, o Class Hotel de Passos Rio Grande - Portal da Canastra é uma excelente opção. A unidade está próxima a todas as principais atrações da Serra da Canastra e de outras opções de turismo da região, como o Lago de Furnas e o Vale dos Cânions.
Além disso, você garante uma estadia inesquecível e repleta de conforto e classe, com muitas facilidades como ar condicionado, TV a cabo, Wi-fi, piscina climatizada e o restaurante Pimenta Verde, que é uma verdadeira experiência gastronômica.
Agora que você já sabe mais sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra, sabe quando visitá-lo e quais atrações conhecer, já consegue planejar as próximas férias, com muita natureza e uma beleza sem igual.
reservas.alfenas@classhotel.com.br reservas.alfenas@classhotel.com.br
reservas@classhotel.com.br reservas@classhotel.com.br
reservas.passos@classhotel.com.br reservas.passos@classhotel.com.br
reservas.piracicaba@classhotel.com.br reservas.piracicaba@classhotel.com.br
reservas.pa@classhotel.com.br reservas.pa@classhotel.com.br
reservas.rioclaro@classhotel.com.br reservas.rioclaro@classhotel.com.br
reservas.varginha@classhotel.com.br reservas.varginha@classhotel.com.br
central.reservas@classhotel.com.br central.reservas@classhotel.com.br
reservas.rg@classhotel.com.br reservas.rg@classhotel.com.br
CENTRAL DE RESERVAS
Segunda à Sexta